Formigamento, dor e inchaço são sintomas que devem ser tratados com atenção, tanto nas pernas quanto nos braços. Diariamente, no consultório, reforço que exercícios e uma boa alimentação são essenciais para manter uma boa circulação, mas também alerto que para além desses cuidados, é preciso procurar um médico quando situações como essa acontecem com frequência, pois só um diagnóstico pode descobrir a origem do desconforto.
As dores nos braços podem ter raízes distintas, como o esforço por movimentos repetitivos e tendinite ou alterações na circulação, já o formigamento pode ser consequência de pressão nos nervos ou síndrome do túnel do carpo. Agora, para o diagnóstico ou exclusão de qualquer uma dessas doenças, é importante o diagnóstico médico. Para casos de dor intensa e suspeita de tendinite, recomendo buscar um médico ortopedista.
Em casos de mãos geladas, formigamento e dores persistentes ou inchaços, é preciso procurar um médico vascular para um diagnóstico preciso e descartar outras possibilidades.
É possível ter trombose no braço?
É incomum, mas não é impossível ter trombose no braço, e as causas dessa trombose podem ser por compressão do desfiladeiro torácico, trombofilia e coágulo de sangue nas veias que recebem cateteres para hemodiálise ou hemodiálise.
Os sintomas nesses casos incluem dor, vermelhidão local, dificuldade para realizar movimentos e surgimento de veias aparentes.
Em suma, a saúde do sistema circulatório de membros superiores é tão importante quanto a de membros inferiores e deve ser discutida com seu médico de confiança quando qualquer um dos sintomas listados acima aparecer. Ressalto também a importância do trabalho integrado dos meus colegas médicos que podem tratar dos problemas de acordo com suas áreas de atuação, ou encaminhar o paciente para outro especialista a fim de iniciar o melhor tratamento. Se há histórico de varizes, problemas com trombose na sua família, procure um médico vascular. Viva com saúde!