Arteriografia

A arteriografia é um exame realizado através de raios-x para que seja possível visualizar a anatomia das artérias ou veias do corpo. Esse procedimento também é conhecido como angiografia ou cateterismo.

Para que essas imagens de raios-x sejam criadas, é preciso injetar um contraste (líquido), através de um cateter, que nada mais é que um tubo flexível e bem fino. O contraste que é injetado, permite que os vasos sanguíneos fiquem mais visíveis no raios-x, deixando as imagens mais precisas. 

Esse cateter é inserido em um vaso sanguíneo do braço ou da virilha, permitindo a realização das imagens das artérias ou veias que estão sendo examinadas.

Com esse exame é possível diagnosticar doenças vasculares em qualquer parte do corpo como aneurismas, tromboses, embolias e estenoses. Ajuda no mapeamento de tratamentos cirúrgicos, e até mesmo guiar médicos especialistas durante tratamentos de angioplastia.

As recomendações antes da realização do exame variam, porém existem algumas recomendações básicas. Suspender uso de anticoagulantes, jejum no dia do exame, ingerir muito líquido no dia anterior e após a realização do exame. 

O procedimento demora de alguns minutos até várias horas, e é necessário que o paciente fique em observação por cerca de duas a seis horas. É importante que a área que será puncionada esteja preferencialmente depilada e que após a punção seja comprimida e se evite movimentações exageradas.

A arteriografia é quase indolor, ocorrendo um pequeno desconforto apenas no momento da injeção do anestésico local. Sendo realizada a punção, se insere o cateter e o contraste é injetado. Neste momento da injeção do contraste, é comum apresentar uma sensação de calor na região examinada.

Já em casa, o paciente pode voltar a se alimentar normalmente, mas deve manter a ingestão extra de água por dois dias. É aconselhável manter o braço ou a perna estendidos. 

É necessário evitar atividades físicas como caminhar, dirigir e subir escadas até doze horas após o exame, podendo voltar para sua rotina dois dias depois do exame.

Não é incomum o paciente apresentar náuseas, vômitos ou tosse. Mas o paciente deve informar ao médico qualquer outro sintoma além desses.

Outras Publicações

Arteriografia

A arteriografia é um exame realizado através de raios-x para que seja possível visualizar a anatomia das artérias ou veias do corpo. Esse procedimento também é conhecido

Leia Mais »
× Agende sua consulta