Espuma

Você deve estar se perguntando o que é essa “espuma”. Embora possa soar algo diferente, ela é um tipo de escleroterapia usada no tratamento de varizes.

Em síntese, a escleroterapia é o tratamento de varizes mais conhecido atualmente. Ela consiste na aplicação de substâncias esclerosantes – responsáveis por obstruir a passagem do sangue -, ocasionando a inutilização das veias tratadas. 

Esse tratamento pode ser indicado para veias reticulares, telangiectasias, e como já mencionado, varizes. A espuma pode ser aplicada até mesmo na veia safena.

A veia sofre uma forte inflamação fazendo com que ela se contraia até fechar completamente sua luz, ficando inutilizada, como se ela tivesse sido removida através de cirurgia. Sendo que, na realidade, a escleroterapia é um procedimento muito menos invasivo.

A aplicação da espuma nas veias perfurantes, nas varizes maiores e na veia safena, é realizada com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia, para que o médico identifique o local exato da veia a ser tratada para injetar a espuma.

Nos casos das veias menores, como os famosos “vasinhos” (que na realidade são as telangiectasias) e as veias reticulares, a aplicação pode ser feita de forma direta, a olho nu. 

A maior vantagem da escleroterapia com espuma, sem sombra de dúvidas, é não precisar da cirurgia e todas as complexidades que envolvem um procedimento cirúrgico. 

Não é necessária internação, e depois do procedimento é só seguir as recomendações do médico que realizou o procedimento.

Mas fique atento! Só porque um procedimento é mais prático, não significa que seja o mais recomendado para o seu caso. Ela possui alguns efeitos indesejados, sendo o mais comum a coloração escurecida que pode ser formar sobre a veia tratada. Isso depende do tipo de cor da pele, da espessura da veia, da sua profundida, dos cuidados pré e pós tratamento. 

Por isso é bom entender sobre o assunto, mas só após uma consulta com o vascular é que será possível decidir se esse é o melhor tratamento para você. 

Outras Publicações

Arteriografia

A arteriografia é um exame realizado através de raios-x para que seja possível visualizar a anatomia das artérias ou veias do corpo. Esse procedimento também é conhecido

Leia Mais »
× Agende sua consulta