Angiologia/Angioplastia

A angiologia é uma vertente da medicina focada no estudos das artérias, veias e sistema linfático. Todos esses sistemas comportam um enorme rede de vasos, que são responsáveis por transportar todo o fluido sanguíneo e plasmático nas idas e voltas para o coração, com a finalidade de nutrir as células e em seu retorno, eliminar do corpo humano as toxinas, materiais dispensáveis e produtos residuais.

É essa especialidade que diagnostica e trata clinicamente doenças que acometa artérias e veias. O tratamento pode variar a depender de cada diagnóstico, podendo ser algo mais simples, como no caso de varizes, ou casos mais sérios, como ocorre em um AVC (Acidente Vascular Cerebral), também sendo responsável por cuidados e orientações na parte da prevenção.

Quando o tratamento é cirúrgico, já é necessária a participação do cirurgião vascular, responsável por decidir qual a melhor abordagem para cada doença vascular. 

Já a angioplastia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. A sua finalidade é, na maioria das vezes, desobstruir as artérias e menos comumente veias, que estão com o fluxo sanguíneo prejudicado pelos trombos, êmbolos ou sequelas destes. 

A angioplastia é indicada, a título de exemplo, como tratamento de trombose arterial quando somente o tratamento clínico já não é mais efetivo, não sendo suficiente para controlar os sintomas da doença. 

Ela é realizada através de uma punção ou pequena incisão na pele, e depois com uma espécie de navegação por dentro dos vasos sanguíneos, com ajuda de cateteres, que são tubos finos e longos, e guiados por imagens radioscópicas, chegamos até lugares que precisam ser tratados. 

Neste local, utilizamos equipamentos como fios, balões e endopróteses para tratar aquele local. No caso de uma estenose por trombose, utilizamos um balão que é posicionado no local da estenose onde será inflado. Isso faz com que a placa que está obstruindo a artéria seja dilatada, normalizando o fluxo sanguíneo.

Apesar de ser um tratamento moderno e menos invasivo, infelizmente nem toda doença vascular pode ser tratada dessa maneira. Converse com seu médico para decidirem a melhor estratégia. 

Outras Publicações

Arteriografia

A arteriografia é um exame realizado através de raios-x para que seja possível visualizar a anatomia das artérias ou veias do corpo. Esse procedimento também é conhecido

Leia Mais »
× Agende sua consulta