Compressa para trombose existe?

Você deve estar se perguntando: como aliviar o inchaço com compressa para trombose?

Talvez você reconheça as vantagens da aplicação das compressas quentes e frias para diminuir inchaços, ajudar a conter processos inflamatórios e até mesmo diminuir as dores.

Porém, quando se trata de trombose, você pode estar confundindo o termo compressão com compressa. 

Não entendeu? Nós vamos explicar. 

A trombose é o surgimento de um coágulo no sistema circulatório que pode interromper o fluxo de sangue para algum órgão ou tecido do corpo humano.

Mesmo podendo ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, a trombose é mais comum nos membros inferiores.

Nossas pernas são as partes mais influenciadas pela força da gravidade, fazendo com que as válvulas dentro das nossas veias precisem fazer força dobrada para devolver o sangue para o nosso coração.

E como a trombose também pode surgir pela falta de movimento durante uma viagem de avião, por exemplo, as meias de compressão se tornam grandes aliadas na hora de ajudar o sistema venoso a não se sobrecarregar.

Compressa quente

É muito comum não sabermos em que casos usar compressa.

Ainda mais quando não conhecemos os sinais e sintomas de trombose e não sabemos diferenciar esta doença de outros traumas corriqueiros que podemos ter no dia dia.

A compressa quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo em regiões onde estão ocorrendo processos inflamatórios.

Com o fluxo de sangue elevado, substâncias que ficariam acumuladas são levadas para serem purificadas e a inflamação e dor diminuem. 

Compressa fria

Ao contrário da compressa fria, mas com o mesmo efeito analgésico, pois também diminui a dor, a aplicação de compressa fria comprime os vasos sanguíneos.

Esse tipo de compressão é ideal para evitar e/ou diminuir inchaços provocados por lesões físicas como quedas e torções. 

Esses tipos de acidente provocam rompimento dos vasos e com sua aplicação sua recuperação se torna mais rápida. 

 

Compressa para varizes

O incômodo provocado pelas varizes vai além da sensação de peso e as veias aparentes. 

Elas também provocam inchaço nas pernas e esse inchaço é consequência direta da dilatação dos vasos sanguíneos e se torna quase que uma necessidade aplicar algum tipo de compressa.

Mas apesar de a compressa aumentar o fluxo sanguíneo, em relação a varizes, elas estariam sobrecarregando ainda mais as veias que já não funcionam no seu fluxo normal.

Por isso, as compressas frias são mais indicadas, pois elas meio que exercem uma pressão nas paredes das veias. 

Creme trata varizes?

E talvez por isso que muitas pessoas se questionam se elas é quem são indicadas para prevenir ou ajudar no inchaço provocado da trombose.

 Meias de compressão

As meias de compressão para trombose são meias elásticas especificas e que podem ser indicadas até mesmo para pessoas saudáveis, pois elas fazem isso, uma pressão que ajuda o retorno venoso. 

E até existem pessoas que tem tendência a ter trombose ou que já tiveram e que não precisam usar. 

Estudos mostram, porém, que o uso adequado de meias de compressão junto com os remédios anticoagulantes diminuíram significativamente o surgimento de novos trombos. 

Quem precisa usar as meias de compressão

Meias de compressão podem ser usadas por pessoas que vão viajar por muitas horas sentadas. Viagens com 8 a 12 horas de duração. Quando a trombose surge nesses casos, ela é chamada de trombose dos viajantes e pode acontecer com qualquer pessoa, mas claro, obesos e pessoas com varizes são mais suscetíveis.

Essas meias também são indicadas para quem já teve flebite ou acabou de sair de uma cirurgia. 

O que é flebite e como tratar? 

Corredores podem fazer uso da meia de compressão para evitar lesões nos músculos. 

Grávidas costumam precisar de meias de compressão para ajudar com o acúmulo de líquidos e ainda minimizar os efeitos da pressão que o bebê faz nas paredes das veias abdominais. 

Cuidados com as meias de compressão

O primeiro e principal cuidado com as meias de compressão é que elas precisam ser indicadas pelo médico. 

Não é qualquer um que pode utilizar, existem algumas contra indicações ao seu uso e somente com uma avaliação e exame físico é possível saber se ela existe. 

O médico quem vai avaliar qual a meia necessária para o nível de pressão que o paciente precisa.

Meias de compressão utilizadas de forma errada podem acabar provocando um efeito contrário e complicando a circulação. 

Outras Publicações

Trombose intestinal - Dr. Bruno Carvalho Angiologia e cirurgia vascular

Trombose intestinal

Trombose é o surgimento de coágulo nas veias ou artérias que impede o fluxo sanguíneo e como já relatado anteriormente neste mesmo site, pode surgir

Leia Mais »
× Agende sua consulta