A dor na perna é um sintoma muito comum entre as pessoas. A origem dessa dor tem as mais variadas explicações, mas nem sempre é algo para se preocupar.
Um dia agitado que foge da rotina, onde você precisa caminhar ou fazer mais esforço que o normal, pode ocasionar essas dores. Queda, mau jeito, posição ruim… de forma mais genérica, qualquer uma dessas situações pode gerar incômodo nas pernas.
Dores leves, relacionadas a atividades que exigem a maior parte do tempo em pé ou sentado, melhoram com a adoção de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, controle do peso e atividade física para condicionar a musculatura das pernas.
Deitar-se confortavelmente no chão, e esticar as pernas na parede, na posição vertical por cinco minutos, pode ajudar também.
Então, a pergunta que deve ser feita é: quando as dores na pernas são um problema? A resposta é bem simples.
Se a dor aparece de forma constante, ao ponto de lhe incomodar e te fazer precisar de medicamentos ou compressas para o alívio, é hora, sim, de se preocupar.
Por vezes o diagnóstico da causa da dor pode ser desafiador. Com relação aos membros inferiores, eles já carregam a difícil missão de nos sustentar durante todo o dia, tem relação íntima com a bacia e até mesmo com a coluna vertebral. Sendo assim, a dor pode estar relacionada basicamente a três sistemas:
- Osteomuscular – quando a dor provém de alterações nas articulações, nos músculos, tendões, doenças reumatológicas e traumas;
- Neurológico – neste caso ocorre uma hipersensibilidade neurológica, e na maioria das vezes tem relação com doenças da coluna vertebral, já que é lá que se originam todos os nervos das pernas;
- Circulatório – quando as dores estão sendo causadas por alterações no sistema arterial ou venoso.
Já que se trata de nossa especialidade, vamos nos aprofundar um pouco mais nas causas circulatórias.
O sistema venoso é o que mais está envolvido com essas dores, pois é o sistema circulatório em maior quantidade, mais frágil, mais exposto e submetido a variadas agressões durante a vida.
Uma perna com varizes tem o sistema de drenagem insuficiente, fazendo acumular sob pressão o sangue venoso na perna, que pode causar irritação, cansaço, sensação de peso, câimbras e inchaço.
Já no sistema arterial, responsável por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para as células, a dor está associada a falta de sangue. A causa mais comum desse estreitamento é a aterosclerose, doença que diminui a passagem do sangue.
A manifestação clássica dessa doença é a dor ao caminhar. Pois ao caminhar, o músculo exige uma grande quantidade de sangue para realizar as reações químicas relacionadas ao seu funcionamento, e quando esse sangue falta, o músculo reage causando dor. Então a dor aparece durante a caminhada e desaparece nos momentos de repouso.
A consulta vascular irá então definir de qual sistema a dor está relacionada. Será analisada a região afetada, pontos característicos da dor, fatores que melhoram ou pioram, se ocorre em uma ou nas duas pernas.
Após esta investigação, podem ser necessários exames complementares como o Doppler para investigação de problemas no sistema circulatório.
E por fim um alerta, aquelas pessoas que possuem varizes, e apresentam dor no local onde elas passam, procure o médico vascular, pois pode se tratar de uma tromboflebite.