A Claudicação Intermitente é um sintoma de doenças vasculares.
Se os seus sintomas são sentidos pelo paciente de forma “intermitente”, como o próprio nome já diz, eles podem indicar uma doença arterial periférica, ou arteriosclerose.
Ou seja, a claudicação intermitente é consequência de outro problema de saúde e quando são sentidos devem ser imediatamente relatados ao seu médico vascular de confiança.
Os sintomas da Claudicação Intermitente:
- Cãimbras que melhoram com o tempo.
- Dores ou fisgadas ao caminhar que irradiam do pé até as coxas ou quadril.
- Incômodo nos pés e panturrilha ao caminhar e correr mas que para quando em repouso.
- Palidez e pontas dos dedos gelados ou com a cor arroxeada.
Doença Arterial Periférica
A doença arterial periférica, ou arteriosclerose, é uma doença onde há o acúmulo de colesterol, substâncias e células inflamatórias nas paredes das artérias que vão obstruindo a passagem do sangue, impedindo seu fluxo.
Como é o tratamento da Claudicação Intermitente:
Para tratá-la é preciso tratar a arteriosclerose.
O tratamento da arteriosclerose é realizado primeiramente através da mudança de hábitos de vida, como a alimentação e a inclusão de exercícios físicos. Medicamentos que diminuem o colesterol podem ser receitados e em último caso a cirurgia.
Esse procedimento cirúrgico visa reparar as artérias obstruídas. Isso pode ser feito por meio de angioplastia com balão, colocação de stent ou cirurgia de bypass.
É preciso então, assim que os sintomas acima forem sentidos, procurar um médico vascular para evitar que a doença evolua e provoque úlceras, má cicatrização, gangrena e até mesmo a amputação.
Dr. Bruno Carvalho
Angiologia e Cirurgia Vascular | CRM 4215 TO