O que é Linfedema?

O linfedema é uma doença do acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo, se caracteriza pelo acúmulo exagerado deste líquido nos membros inferiores e superiores: pernas e braços. Podendo também afetar o rosto (muito raramente) e abdômen, pescoço e genitais. 

Esse acúmulo de líquido nos tecidos provoca inchaço, aspecto de casca de laranja na pele, sensação de peso e progressão do inchaço pelo corpo. Também propicia o surgimento de verrugas, dificuldade em usar acessórios, pele lisa e brilhante que cede quando pressionada. 

Se evoluir para o estágio crônico, o linfedema não tem cura. Os tratamentos se concentram em diminuir os sintomas e desacelerar a evolução dos estágios da doença. Sendo eles categorizados em 3 níveis. 

Como ele surge?

A genética favorece o surgimento do linfedema quando há alterações ou mutações do sistema linfático, infecções na pele e subcutâneo (gordura embaixo da pele) podem desencadear o surgimento da doença. Pode se manifestar depois de cirurgia da remoção dos linfonodos, como nas cirurgias de câncer de mama, quando são retirados linfonodos axilares, doenças cardíacas ou vasculares. 

Pacientes que estão passando por tratamento contra o câncer, podem desenvolver o linfedema pelo tumor bloquear algumas partes do sistema linfático ou serem retirados. Pacientes que realizaram tratamento com radioterapia também estão propensos. 

Qual a diferença entre Lipedema e Linfedema?

Já ouviu falar sobre o sistema linfático? Então, ele trabalha lado a lado com nosso sistema circulatório e carrega a linfa que nos membros é um líquido de aparência clara pobre em proteínas. 

O sistema linfático atua também com o sistema imune e esse líquido que ele transporta promove a eliminação de impurezas e excessos que não serão mais aproveitados pelo sangue. O sangue se comunica com a linfa e ela executa a missão de distribuir tudo. 

Fluxo linfático lento, cirurgias, traumas e infecções estão entre as suas principais origens.

É só lembrar: linfedema, acúmulo de líquido; lipedema, acúmulo de tecido e gordura.

Porém, uma grave complicação do estágio IV do lipedema é conhecido como linfolipedema que é um linfedema provocado pelo lipedema. Nesse estágio, as placas de gordura já não são mais simétricas e acabam “despencando” em bolhas e isso impede boa parte da mobilidade da pessoa. Se o linfedema nesse estágio não for tratado, as consequências podem ser graves e irreversíveis. 

Estágios do Linfedema

Falamos anteriormente que essa doença possui 3 estágios, certo? Pois bem, agora vamos abordar um a um e como funciona sua evolução.

Estágio 1: O líquido acumulado nas extremidades pode ser redistribuído com repouso e elevação dos membros acima da linha do coração por 24h ou 48h. 

Estágio 2: O inchaço já não regride com repouso e há a formação de tecido subcutâneo. 

Estágio 3: Além do inchaço regredir com repouso e houver a formação de tecido subcutâneo, há também inchaço acentuado e aspecto elefantíasico do membro. 

O que é sinal de Stemmer ou teste de Stemmer: Um teste rápido que pode ser feito até mesmo sozinho para saber se o inchaço é um sinal de linfedema, ou seja, acúmulo de líquido linfático é o teste de Stemmer. 

Esse teste consiste em tentar levantar a pele do segundo dedo dos pés. Se a pele não acompanhar o polegar e indicador, é um forte indicativo de que o inchaço é linfedema, sendo chamado assim de sinal de Stemmer positivo.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento se dá com grande sucesso de controle se diagnosticado precocemente e é basicamente composto por elevação dos membros afetados, exercícios, drenagem linfática e manutenção de uma boa dieta, controlando a gordura saudável e evitando infecções.

 Também podem ser indicados tratamento a laser e o uso de diuréticos, flebotônicos, meia elástica ou cirurgia.

Estou com suspeita, o que devo fazer?

O importante em primeiro lugar é manter a calma, a doença tem cura e em casos onde não tem, é possível já a manter muito controlada. Depois, agende sua consulta com o médico o mais rápido possível. 

No nosso site, ao fim da página você vai encontrar um botão para falar com nosso time no WhatsApp. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e te encaminhar para uma consulta. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem você acha que precisa da informação. 

Outras Publicações

Salvamento de Membro

A angioplastia de membros inferiores é uma espécie de cirurgia minimamente invasiva, que serve para desobstruir as artérias dos membros inferiores.  É realizada através da

Leia Mais »
× Agende sua consulta