Em meus vídeos no Instagram estou sempre comentando sobre bons hábitos e boas práticas para que meus pacientes possam manter uma saúde vascular adequada, mas acho que também é importante conversar sobre alguns vilões para nossa circulação e os porquês deles serem classificados assim, pois dessa forma podemos refletir com nós mesmos se estamos cuidando da nossa saúde.
Porque não adianta uma vida de hábitos considerados saudáveis se eles estão em par de igualdade com hábitos ruins da nossa vida.
- O tabagismo: esse é o vilão número um da nossa saúde vascular, pois eleva a nossa pressão sanguínea e ajuda no acúmulo de placas em nossas artérias, além disso, fumar aumenta os riscos de trombose.
Leia mais: Tabaco traz sérios riscos à saúde vascular
- O sedentarismo: não se mover, não se exercitar com regularidade enfraquece as paredes das nossas veias, dificultando o retorno venoso. O sedentarismo ainda facilita ainda o surgimento de doenças como a hipertensão, infarto e estreitamento de artérias que levam sangue para o coração.
- Obesidade: muito atrelada ao sedentarismo, a obesidade também oferece grandes riscos para a saúde vascular. Como por exemplo, aumento das chances de trombose, diabetes, hipertensão, problemas de retenção de líquido e problemas nos rins.
Veja os riscos: Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil, aponta levantamento
- Diabetes: essa doença aumenta os riscos de acidentes vasculares cerebrais, bem como é fator de risco para a aterosclerose.
- Sal: o consumo de muito sódio aumenta a retenção de líquidos, além de também aumentar os riscos de hipertensão e essa pressão elevada, favorece o aumento da resistência na parede das artérias, gerando muitos riscos para o paciente.
Se previna: O que pode causar um problema vascular?
Esses são apenas alguns dos vilões mais conhecidos da saúde vascular, por isso recomendo fortemente que ao adotar algum hábito saudável, você elimine um hábito danoso. Assim você encontra o equilíbrio perfeito que vai te promover muito mais saúde.