A veia safena é uma das principais veias responsáveis pela circulação venosa nas pernas. No entanto, em alguns casos, a retirada da veia safena pode ser indicada para o tratamento de algumas condições.
Neste artigo, falaremos sobre quando é indicada a retirada da veia safena, o que é a veia de safena e se essa cirurgia é perigosa.
O que é a veia safena?
A veia safena é uma das maiores veias do nosso corpo e se estende ao longo da perna, desde o tornozelo até a virilha, ela é responsável por transportar o sangue das pernas de volta para o coração.
Quando é indicada a retirada da veia safena?
A retirada da veia safena pode ser indicada nos casos em que ela está doente, dilatada ou não desempenha mais o seu papel corretamente, os sintomas que podem indicar a necessidade de retirada da veia safena incluem:
- sensação de cansaço e peso nas pernas;
- inchaço nas pernas;
- dor nas pernas;
- escurecimento da pele;
- varizes;
- em casos de úlceras venosas;
- trombose profunda;
- e outras complicações relacionadas a circulação sanguínea nas pernas..
Quais os sintomas da veia safena?
Os sintomas da veia safena podem incluir dor, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas, coceira e queimação, nas situações mais avançadas, podem ocorrer o aparecimento de varizes e úlceras na pele, caso os sintomas persistam procure um especialista.
Veja também: Doenças circulatórias
É perigoso tirar a veia safena da perna?
O grande medo na maioria das vezes com relação a retirada da veia safena, advém do conhecimento popular relacionado a famosa cirurgia cardíaca chamada “ponte de safena”, o que faz parecer que a safena estaria relacionada de alguma maneira ao coração. Porém isso não é verdade, a veia safena encontra-se na perna e não tem relação direta nenhuma com o coração. A cirurgia “ponte de safena” é realizada retirando-se um segmento da veia safena na perna e posicionando ela no coração. Portanto, não há risco ao coração com a cirurgia de tratamento da veia safena.
A retirada da veia safena é uma cirurgia que pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com o uso de técnicas como a radiofrequência ou o laser, essas técnicas permitem uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.
Também pode ser tratada sem sua retirada, através do tratamento com escleroterapia com espuma densa.
No entanto, como toda cirurgia, a retirada da veia safena apresenta alguns riscos, como infecções, sangramento ou reações alérgicas aos medicamentos utilizados durante o procedimento.
Veia Safena: Cuide da sua circulação sanguínea!
Como vimos neste artigo, a retirada da veia safena pode ser indicada nos casos em que ela está doente ou não desempenha mais o seu papel corretamente.
Essa cirurgia pode ser realizada de forma minimamente invasiva e apresenta poucos riscos quando realizada por um profissional qualificado.
Caso apresente problemas relacionados à circulação sanguínea nas pernas, consulte um especialista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado!