vascular

Reconstrução Vascular

O nosso corpo é composto por sistemas, como o digestivo, respiratório e cardiovascular. Cada um é responsável por manter o ser humano vivo e saudável. Por isso, e para podermos explicar o que é a reconstrução vascular, é importante você entender o que é o sistema cardiovascular.

O sistema cardiovascular é responsável pela circulação do sangue pelas veias e artérias, e pelo transporte de nutrientes, oxigênio, hormônios, células sanguíneas, dióxido de carbono e fluídos por todo o corpo.

vascular

Esse sistema se subdivide em três, um sendo o arterial, que é responsável por transportar o sangue oxigenado pelas artérias e capilares do coração para todo o corpo. O outro é o sistema venoso, que leva o sangue desoxigenado pelas veias, rumo ao coração.

Também há o sistema linfático, que comporta toda uma rede de vasos linfáticos que são responsáveis por transportar todo o fluido linfático para o coração, com a finalidade de eliminar do corpo humano as toxinas, materiais dispensáveis e produtos residuais.

Quando a reconstrução vascular é necessária?

Quando algo no sistema cardiovascular falha devido a doenças como aterosclerose, algum tipo de trombose e até mesmo varizes, o corpo começa a apresentar sintomas característicos de cada doença.

Os sintomas mais comuns são sensação de cansaço nos membros, dificuldade na locomoção e na execução de atividade física, manchas na pele, ferimentos, entre inúmeros outros.

O fato é que, quando um ou mais desses sintomas se apresentam de forma contínua, já é hora de procurar um médico vascular, que irá solicitar exames específicos para que possa ser realizado um diagnóstico.

Se alguma artéria ou veia estiver prejudicada, será necessário realizar a reconstrução vascular do local obstruído. É importante entender que a reconstrução não é um único procedimento em específico, e sim o meio em que o tratamento será realizado de acordo com cada diagnóstico.

Não se trata aterosclerose da mesma forma que se trata trombose arterial, por exemplo. A reconstrução vascular, no caso, vai consistir no melhor tratamento para doenças arteriais, venosas e do sistema linfático. 

reconstrução vascular

Alguns dos procedimentos mais comuns, são:

  • Cirurgia endovascular: é uma das ramificações da cirurgia vascular, e serve para tratar doenças circulatórias, arteriais, venosas e dos vasos sanguíneos de forma menos invasiva que a cirurgia vascular tradicional. 
  • Revascularização: a revascularização é um procedimento cirúrgico e é indicada nos casos mais graves, quando os coágulos se encontram em artérias mais importantes. Nesse procedimento é comum a utilização de pontes bypass, que consiste na criação de um “novo caminho” para que o fluxo sanguíneo siga pelas artérias sem obstruções. 

Seja sempre acompanhado por um bom profissional para que ele faça o diagnóstico com exames clínicos e lhe indique o melhor tratamento para o seu caso.

 

Outras Publicações

Angioplastia com stent

A angioplastia com stent, destaca-se na medicina como um avanço na forma de tratar doenças arteriais e cardíacas obstrutivas, criando possibilidade de realizar procedimentos minimamente

Leia Mais »
× Agende sua consulta