Hoje já existem inúmeros tratamentos de varizes, sendo eles: o clínico, o cirúrgico e a escleroterapia, cabendo ao médico vascular responsável indicar o melhor tratamento para o paciente. Mas, antes de nos aprofundarmos em cada tipo de tratamento, vamos explicar rapidamente o que são varizes.
O que são varizes?
As varizes são dilatações e/ou tortuosidades das veias mais superficiais do corpo. Elas se formam, em sua grande maioria, debaixo da pele, mas podem surgir de forma mais profunda.
Elas não são um grande problema no início, mas podem trazer sintomas negativos, como fadiga, dores locais e uma constante sensação de “pressão” na região afetada.
É um problema bem comum, existindo relatos desde a antiguidade. No Brasil, cerca de 30% da população sofre com as varizes, e esse número tem se tornado cada vez maior devido aos maus hábitos alimentares e falta de cuidados com o corpo dos brasileiros.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico das varizes é realizado através de exame clínico. O meio auxiliar mais utilizado é a ultrassonografia com Doppler. Esse procedimento é indolor e muito rápido, não sendo necessário nenhum pré-requisito para que seja realizada uma sessão do exame.
Quais são os tratamentos de varizes?
É importante ressaltar que, atualmente, existem inúmeras formas de se tratar as varizes. O que vai determinar qual o melhor tratamento, é a região afetada pela lesão e a avaliação do médico vascular.
Os tratamentos de varizes mais conhecidos são: o clínico, o cirúrgico e a escleroterapia.
Tratamento clínico: Eles são recomendados em casos mais simples ou iniciais de varizes. Vale ressaltar que, mesmo que os medicamentos e as pomadas ajudem nos sintomas e aliviem o desconforto causado pela lesão, eles não fazem as varizes desaparecerem.
Medicamentos: os medicamentos proporcionam um alívio imediato das dores ocasionadas pelas varizes. O remédio também ajuda no cansaço e no inchaço das pernas.
Também tem a opção de cremes tópicos, que são recomendados para eliminar as manchas que aparecem devido ao vazamento do sangue quando ocorre a ruptura dos vasos afetados pelas lesões.
Meias de compressão: elas são prescritas pelo médico responsável pelo tratamento. São recomendadas como um dos tratamentos de varizes, pois ajudam no alívio da pressão das pernas, facilitando a circulação do sangue e diminuindo o inchaço ocasionado pela lesão.
Tratamento cirúrgico: A cirurgia é, sem sombra de dúvidas, o tratamento de varizes mais popular e com alto índice de eficácia. Uma vez que a veia é retirada, não dará problemas de novo, mas ainda pode ocorrer de outras veias serem afetadas se o paciente não trabalhar bem a questão da prevenção.
Os procedimentos cirúrgicos mais comuns são:
Microcirurgia: são realizadas micro incisões na região afetada, onde o profissional insere um dispositivo de dissecção venosa para a extração da veia danificada.
Extração da veia safena: como o próprio nome já diz, nesse procedimento, há a remoção da veia de safena nos casos de varizes mais perigosas e profundas. Embora pareça uma solução radical, não é, há inúmeras outras veias e vasos sanguíneos que auxiliam na circulação do sangue sem problema algum.
Cirurgia a laser: utiliza-se a técnica endovenosa (por dentro das veias), onde é inserido uma fibra que carrega o laser, que será responsável para transmitir o impulso do laser e cauterizar o interior da veia, fazendo com que o sangue não circule mais pelo local. Ou seja, a veia não é retirada por completo.
Escleroterapia: A escleroterapia é o tratamento de varizes mais conhecido atualmente. Ela consistente na aplicação de substâncias esclerosantes – responsáveis por obstruir a passagem do sangue -, ocasionando a inutilização das veias tratadas. Com isso, o sangue procura outro local para poder circular.
Há a escleroterapia líquida, onde o medicamento líquido, sem nenhum preparo especial, é aplicado na veia causando uma irritação que leva ao fechamento.
E a há a escleroterapia com espuma, que é indicada no tratamento de varizes maiores, como a veia safena. Nesse procedimento, a obstrução ocorre de forma progressiva após a aplicação da espuma na veia.
Apenas um médico vascular poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento de varizes para cada paciente.