varizes esofágicas

Varizes não acontecem só nas pernas, elas podem aparecer em outras partes do corpo também, como por exemplo, varizes pélvicas, varizes gástricas, varizes anorretais e o tema de hoje, varizes esofágicas

Para quem chegou aqui de paraquedas, é importante primeiro saber o que é o esôfago e qual a função dele.

O esôfago é um tubo que conecta a boca ao estômago e sua principal função é levar o alimento para ser digerido no estômago.

E quando diagnosticamos varizes no esôfago é geralmente porque aconteceu um problema lá no fígado que aumentou a pressão sanguínea e dilatou as veias que drenam o sangue desse órgão..

Ou seja, problemas como cirrose hepática, hepatite B e C, câncer de fígado, trombose de veias do fígado, entre tantas outras pode desregular o fluxo sanguíneo e quando os alimentos passam pela região, machucando e pressionando as paredes das veias, sangramentos podem acontecer.

Aliás, esse é um dos principais sintomas, mas vamos conhecer todos daqui a pouco.

Os tratamentos consistem em tratar o fígado, obviamente, e medicação para diminuir a pressão das veias dilatadas, e/ou endoscopia para ligadura das veias ou colocação de um desvio artificial do fluxo sanguíneo que visa relaxar e impedir sangramentos mais intensos.

Presença de sangue no vômito, fezes escuras com mau cheiro e perda de peso são os principais sintomas.

Apesar do tema tratar de varizes, a maior parte do tratamento desta doença é feito pelo gastroenterologista, endoscopista e cirurgião gástrico. Em casos mais específicos é que ocorre a necessidade da cirurgia vascular, realizando um tratamento com colocação do “shunt” hepático para diminuição da pressão venosa.

As 10 doenças vasculares mais comuns e como prevenir

Outras Publicações

Angioplastia com stent

A angioplastia com stent, destaca-se na medicina como um avanço na forma de tratar doenças arteriais e cardíacas obstrutivas, criando possibilidade de realizar procedimentos minimamente