A Saúde das pernas

 

Inúmeros são os problemas de saúde que podem afetar os membros inferiores. Varizestrombose, má circulação, inchaços, aterosclerose, entre outros. É sempre bom ficar alerta para os sinais e sintomas que indicam a necessidade de procurar um médico vascular. 

Médico vascular? Sim! Ele é o profissional que cuida da saúde das pernas, é o médico com especialização em angiologia ou o cirurgião vascular. É ele quem está habilitado a avaliar, examinar, diagnosticar e cuidar da saúde das pernas.

Agora, quais os cuidados que devemos ter para evitar que doenças tão graves afetem nossas pernas? São elas que nos locomovem, portanto, qualquer dor ou sensação estranha nos deixa preocupados. Neste artigo, vamos falar sobre a importância das pernas, as doenças que mais as afetam e algumas dicas de cuidados para que você possa viver com mais tranquilidade. 

A importância dos membros inferiores

As pernas são, sem sombra de dúvidas, importantes não somente para nossa locomoção como também para o correto funcionamento da nossa circulação sanguínea. Por que? As panturrilhas são consideradas os corações das pernas, já que elas auxiliam o retorno venoso. 

O retorno venoso, nada mais é que o sangue voltando para o coração, afim de ser oxigenado e bombeado novamente para voltar a nutrir nosso corpo. Os músculos da “batata da perna” comprimem as veias e impulsionam o sangue contra a gravidade para que ele possa retornar. 

E não é somente as panturrilhas que exercem essa função, dentro de cada veia há válvulas que se abrem e fecham, impedindo que o sangue volte com a força da gravidade, ou seja, nosso corpo possui todo um mecanismo para a correta circulação do nosso sangue e que ainda luta contra a força da natureza para que nosso corpo continue em pleno funcionamento.

Quanto mais nos movimentarmos, mais estaremos auxiliando nosso corpo já que a fraqueza nas pernas provoca problemas cardiovasculares, varizestromboses e inúmeras outras complicadas e difíceis doenças. 

Saiba o que causa varizes nas pernas 

 

Problemas nas pernas que podem indicar algo mais grave

 

As pernas podem sinalizar que algo não está indo muito bem em nosso corpo. Por isso, vale a pena ficar atento aos sinais e sintomas que vamos citar a seguir. Utilize este conhecimento para monitorar sua saúde e procurar o médico já com informações relevantes que podem auxiliar o diagnóstico. 

Calor e frio nas pernas: o calor nas pernas  é um sinal presente em diversos tipos de alterações como a trombose, infecção, celulite, ainda mais se aliada a dor, endurecimento de alguma parte região e vermelhidão. Já a sensação de frio, principalmente nos pés, apesar de ser um sintoma muito comum na maioria das vezes não estar associado a nenhuma doença, pode indicar problemas hormonais na tireóide. Porém, se a sensação de frio ou calor vier acompanhada com febre, perda de peso e dores musculares e em articulações, pode ser vasculite

O que é vasculite? É um conjunto de sinais e sintomas que se caracterizam pela inflamação das paredes das veias, provocando dificuldade do sangue circular e ir até os órgãos. Pode causar também, fadiga, formigamento, sudorese e perda de apetite. 

Inchaço e sensação de peso nas pernas: o famoso inchaço nos pés ocasionado pela retenção de líquido e a sensação de peso, podem ser sinais de insuficiência cardíaca, insuficiência venosa ou insuficiência renal.

Feridas que não cicatrizam, dormência, dor e sensação de agulhadas: tais sintomas estão relacionados a pés diabéticos. Essa complicação da diabetes pode progredir para perda do membro, por isso, é extremamente importante manter a diabetes controlada e sempre estar em contato com o médico vascular para acompanhar quaisquer alterações semelhantes.

Fraqueza, palidez e dor durante a atividade física: são sinais de aterosclerose, uma doença que é caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Seus sintomas também podem surgir no coração, com arritmias, palpitação e dor.

Manchas nas pernas: exposição ao sol exagerada e problemas circulatórios podem ser as causas por trás do surgimento de manchas nas pernas. 

Varizes: uma das reclamações mais comuns e recorrentes são o surgimento de varizes nas pernas. As varizes são, veias com válvulas danificadas que não conseguem devolver o sangue corretamente, daí ele acaba se acumulando e dilatando a veias. 

 

Quem procurar se surgir algum sintoma?

 

Ao ler o texto acima, percebeu que alguns sintomas estão batendo com sua realidade? É importante então ter muita calma e disciplina para não se desesperar. 

O que recomendamos é que palavras escritas online não substituam o diagnóstico profissional.

A internet é uma incrível ferramenta que nas mãos de pessoas sábias servem como orientação para ter dados ao entrar em contato com o médico. 

A saúde vascular é de responsabilidade do médico vascular. Por isso, problemas que envolvam a circulação devem ter a atenção e a visão de um profissional habilitado. Só ele poderá indicar o correto tratamento. 

O que é angiologia? 

Dicas de cuidados com as pernas

Além dos cuidados externos estéticos com cremes e outros hábitos, é importante manter os cuidados com a saúde das pernas através de exercícios e uma boa alimentação. Pois, de nada adianta a beleza exterior, sem os cuidados com o próprio corpo. 

A cada duas horas de trabalho, levantar e mover as pernas, estimula a circulação sanguínea facilitando o trabalho das válvulas e dos músculos da panturrilha. 

Exercícios físicos, ao menos 3 vezes na semana, auxilia não tão somente na boa saúde das pernas, como pode evitar varizes e tromboses, além de proporcionar uma série de outros benefícios para todo o corpo. 

Uma alimentação rica em nutrientes bons, baixo colesterol e menos gordura hidrogenada, auxilia na saúde e evita o acúmulo de gordura na parede das veias. Sem cigarro, sem sedentarismo e consumo moderado de álcool e frituras, a vida possui muito mais qualidade. 

Quanto mais alimentos que você descascar ao invés de desembalar, mais os resultados na sua saúde serão positivos. 

Ingerir bastante água, usar sapatos e roupas confortáveis também são importantíssimos para manter um bom funcionamento dos membros inferiores. 

Mantenha bons hábitos, visite o médico regularmente e viva com saúde!

Outras Publicações

A Saúde das pernas

  Inúmeros são os problemas de saúde que podem afetar os membros inferiores. Varizes, trombose, má circulação, inchaços, aterosclerose, entre outros. É sempre bom ficar alerta para

Leia Mais »