varizes na gravidez - Concrenorte Pré-Moldados

Como prevenir varizes na gravidez

As varizes são dilatações e/ou tortuosidades das veias mais superficiais do corpo. 

Elas não são um grande problema no início, mas podem trazer sintomas negativos, como fadiga, dores locais e uma constante sensação de “pressão” na região afetada. 

É uma doença extremamente comum, e embora a gravidez seja um fator de risco para o surgimento delas, as varizes na gravidez, por si só, não oferecem riscos à gestação. 

Mas, para acalmar o coração das mamães, preparamos alguns tópicos para desmistificar o senso comum sobre as varizes durante a gestação.

 

A gravidez agrava o surgimento das varizes?

Se a mulher já possui áreas lesionadas, pode ser que, no decorrer da gestação e no ganho de peso, sintomas relacionados à fadiga, sensação de peso e pressão nas pernas, e desconforto, surjam.

Se a mulher nunca apresentou nenhum quadro de varizes, os cuidados que ela deve ter são os básicos, que iremos explicar daqui a pouco. 

Também há o caso de mulheres com uma predisposição genética às varizes, que podem surgir com muita facilidade durante a gestação. 

Como se pode observar, há inúmeros casos que se desdobram a depender do contexto. Por isso é tão importante não seguir o que as pessoas dizem sobre varizes, e nem buscar tratamentos “alternativos”, principalmente durante a gravidez.

Mas, respondendo à pergunta, a gravidez pode, sim, agravar o surgimento de varizes.

A influência da genética

Sim, isso, infelizmente, não é um mito. Se sua bisavó teve varizes, sua avó e sua mãe também, há uma grande chance de você apresentar esse quadro em algum momento da sua vida.

Mesmo que até agora você não tenha tido varizes, a gravidez se torna um grande fator de risco. 

É mais ou menos assim: existem válvulas nas veias que impedem o sangue voltar para os pés devido ao efeito da gravidade, para que ele circule nos membros inferiores e volte para o coração. 

Quando essas válvulas dão problemas, as veias se dilatam e sofrem deformações.

Durante a gestação, isso pode ocorrer de forma mais acelerada, levando em consideração a falta de exercício (comportamento comum entre mulheres gestantes), aumento de peso muito rápido, alimentação ruim e inúmeros outros fatores.

Então, se você sabe de mulheres da sua família que apresentaram quadros relacionados às varizes, procure um bom médico vascular para as acompanharem durante todos os meses da gravidez.

Isso vai ajudar a prevenir que novas varizes na gravidez surjam, ou que o quadro piore. Na dúvida, sempre procure um médico.

Saiba o que causa varizes nas pernas 

 

As varizes na gravidez apresentam risco ao bebê?

A resposta é simples e direta: não. Embora a mulher possa desenvolver algo mais grave, como a flebite, por exemplo, é pouco provável que as varizes, por si só, prejudiquem o feto.

Mas é claro, como mencionado ali em cima, não deixe algo ruim acontecer com você para procurar ajuda médica. 

A gestação mexe muito com o corpo da mulher, tudo muda rapidamente, e é sempre bom ter um profissional especializado para te auxiliar.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente, o diagnóstico ocorre com exame clínico realizado por um profissional. 

Mas é comum a utilização de ultrassonografia com Doppler, para se ter maior amplitude da área lesionada para que seja traçado um bom planejamento para o tratamento. 

Mesmo durante a gestação, o procedimento é bem comum e tranquilo. É bem rápido e efetivo também. 

 

Tratamento de varizes na gravidez

Um bom médico vascular sempre trabalhará pelo viés da prevenção das varizes. E, embora o tratamento com laser possa ser realizado, por não ser algo químico, evita-se o tratamento direto até o final da gestação.

Também pode ser feito escleroterapia de vasos superficiais com medicações específicas, porém nessa fase, em constante aparecimento de vasinhos, o procedimento pode ser tornar pouco efetivo. 

O tratamento de varizes, hoje em dia, é bem simples e seguro, mas só quem pode, de fato, indicar o melhor tratamento para você, é o seu médico.

 

Quais são os tipos de tratamentos para varizes? 

 

Prevenção de varizes durante a gestação

Vai soar clichê, mas a melhor prevenção é seguir à risca as recomendações do seu angiologista. Isso se deve ao fato de que cada pessoa é um ser único, cheio de peculiaridades e necessidades. Mas existem, sim, formas de prevenir as varizes durante a gestação. 

Um bom método é continuar se exercitando dentro das limitações físicas do seu corpo. 

Às vezes pode ser uma caminhada leve, ou se for o caso de qualquer impacto gerar desconforto, uma hidroginástica de baixa intensidade pode te auxiliar.

Utilizar meias elásticas que seu médico recomendar pode ajudar e muito, nunca duvide da capacidade delas. 

Ter uma alimentação bem nutritiva e saudável, manter as pernas elevadas no tempo livre também ajuda.

É um conjunto de fatores que auxiliam na prevenção, fazer uma coisa e ignorar as outras, não resolve. 

Então tente mesclar todas as dicas da melhor forma possível.

Gostou de saber mais sobre o surgimento das varizes durante a gravidez? 

Entre em contato conosco através do chat via WhatsApp disposto no site e venha conversar conosco.

Outras Publicações

Angioplastia com stent

A angioplastia com stent, destaca-se na medicina como um avanço na forma de tratar doenças arteriais e cardíacas obstrutivas, criando possibilidade de realizar procedimentos minimamente

Leia Mais »
× Agende sua consulta