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5 passos para construir hábitos saudáveis sem frescuras

Os hábitos saudáveis se tornaram um tema muito discutido atualmente. Nunca se falou tanto sobre alimentação saudável, rotina de sono, cuidados com o corpo e com a mente, como se tem falado agora.

Hoje, já se tem acesso a todo tipo de conteúdo, seja através de livros, artigos na internet, vídeos no YouTube, palestras ou podcasts… Só basta a pessoa escolher o meio que mais gosta para começar a aprender.

Mas, o que se percebe, é que há uma “obesidade de informação”. Se tem visto e aprendido muito, mas as pessoas não conseguem colocar em prática o que querem, e acabam se frustrando.

Pensando nisso, escolhemos 5 passos para te ajudar a construir hábitos saudáveis sem frescuras. Vamos ver?

hábitos saudáveis

 1.Monitore sua rotina 

Um dos principais motivos de se pensar que o dia não rende, ou que é muito difícil manter os hábitos saudáveis, é a falta de monitoramento da rotina.

Se você não sabe quanto tempo gasta para realizar determinadas tarefas, ou quanto tempo demora para conseguir iniciar algo, como vai conseguir administrar o tempo e encaixar tudo que precisa na rotina?

Mas relaxa, monitorar a rotina é muito mais simples do que parece.

Separe uma agenda ou caderno e faça 7 colunas em uma página. Em cada coluna, coloque um dia da semana de segunda à domingo. Todos os dias, antes de dormir, coloque na coluna do dia seguinte tudo que você pretende fazer no decorrer do dia.

Por exemplo, se hoje for segunda, coloque no domingo tudo que você pretende fazer e acha que vai conseguir. Faça uma lista simples e objetiva, por exemplo: caminhar pela manhã, cozinhar marmitas para a semana, acordar mais cedo…

Tudo pronto? Vamos para o próximo passo.

2. Crie um cronograma realista

Ao fazer o monitoramento da rotina, você vai notar que é muito difícil seguir tudo que anotou. Isso acontece porque, na maioria das vezes, nós não temos uma real noção do tempo que gastamos na preparação de cada atividade. Quer um exemplo?

Você decidiu que quer se exercitar, seja de manhã, de tarde ou de noite. Estabelece que vai fazer uma caminhada leve por 30 minutos. Mas esquece que, nessa atividade, deve ser considerado o tempo de preparação. 

Vestir a roupa, calçar o tênis, escolher uma boa playlist… Depois você vai chegar cansada, suada, vai querer tomar um banho, fazer um lanche… E quando se der conta, uma atividade que demoraria apenas 30 minutos, se transformou em quase duas horas.

Ou seja: comece a cronometrar o tempo das suas atividades. Um bom aplicativo para cronometrar tempo e deixar registrado por atividades é o “Aprovado”. Ele foi criado para estudos, mas serve para qualquer contexto.

3. Tenha consistência

Se você quer acordar mais cedo, primeiro pense em começar a dormir mais cedo. Se você quer ter uma alimentação saudável, comece não comprando comida processada e industrializada. Mas mesmo fazendo essas coisas, por vários momentos você vai se sentir sempre desafiada.

Isso ocorre porque você estará, diariamente, saindo da sua zona de conforto. O cérebro humano quer poupar energia a todo momento, e fazer o que não estamos acostumados a fazer, demanda muita energia.

Mas um segredo será compartilhado aqui: “fazer bem feito, é melhor do que perfeito”. Se o seu “bem feito” é simplesmente acordar 10 minutinhos mais cedo, está ótimo, seja consistente que em poucas semanas você conseguirá acordar no horário que deseja.

A consistência separa os iniciantes dos experientes. Não tenha pressa, seja paciente e encare seus “erros” como aprendizados a serem analisados.

4. Não desista na primeira dificuldade

Quantas vezes nessa semana você sentou e se elogiou por algo que fez, com sinceridade? A verdade, é que o ser humano tem uma grande facilidade em se autodepreciar. 

Ao se submeter a uma nova rotina, em rumo a hábitos saudáveis, seja carinhosa consigo mesma e respeite o seu tempo. Demora para se acostumar com as mudanças, então não desista na primeira dificuldade.

Não volte a acordar tarde em um dia que não conseguir acordar super cedo, não caia na gula só porque comeu algo que não estava previsto. Tenha paciência e continue firme.

 

5. Pense no longo prazo

Relaxa, ser imediatista não ocorre só com você. É do ser humano querer prazer momentâneo e esquecer de todo o resto. 

Mas a verdade é que, as melhores coisas, levam tempo para se conquistar. Não aprendemos a andar em um mês, e demoramos anos de prática para dominar a escrita e fala.

Invista no longo prazo que os resultados dos novos hábitos virão.

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