Categorias
Sua Saúde

Posso tratar das varizes durante a menstruação?

Os vasinhos são varizes de pequeno calibre, que popularmente recebem o nome de microvarizes. Elas são causadas por vários fatores, como histórico familiar, passar muito tempo em pé, aumento de hormônios (gravidez ou medicamentos) etc.

as varizes são veias dilatadas que se formam porque as válvulas que impedem o retorno do sangue venoso estão enfraquecidas, fazendo com que o sangue se acumule e deforme as veias, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

A grande diferença entre vasinhos e varizes é o tamanho em que elas se apresentam.

 

Por que tratar as varizes e vasinhos?

A maioria das pessoas procura tratamento quando os vasinhos aparecem por  questões estéticas, ter pernas lindas e sem varizes melhora a autoestima e a qualidade de vida, mas não deve ser sua única preocupação. As varizes alertam para o mau funcionamento do sistema circulatório e dependendo do grau, podem evoluir para casos mais graves.

Qual a relação entre a menstruação e varizes?

Durante o ciclo menstrual, as alterações hormonais causam o relaxamento das veias, assim é natural que as varizes sejam agravadas nesse período, quando o desconforto e inchaço aumentam, principalmente das pernas.

 

 

Posso fazer o tratamento das varizes durante a menstruação?

Claro que sim! Tratar dos vasinhos e varizes nos dias do ciclo menstrual não alteram o resultado. A menstruação não interfere em nada no tratamento das varizes, não aumentará o sangramento e os riscos de complicações.

A única coisa a se levar em consideração é que durante a menstruação a mulher está mais sensível, e sua tolerância à dor é reduzida, em relação aos outros dias do mês. 

Quais os tipos de varizes?

Varizes durante a gravidez?

Como já falamos anteriormente, o aumento dos hormônios femininos pode acarretar o surgimento de varizes, pois eles causam a dilatação e retenção de líquidos. Mas esse não é o único fator.

As varizes na gravidez aparecem com mais frequência nos últimos 3 meses da gestação, pois conforme a gravidez evolui, aumenta o volume de sangue que circula no organismo, naturalmente acontece o ganho de peso da gestante e como o bebê também está crescendo aumenta a pressão do útero sobre as veias pélvicas e veia cava inferior. Todos esses fatores juntos podem fazer aparecer alguns vasinhos ou varizes.

Vale lembrar que as grávidas podem e devem colocar as pernas e pés para cima, o aumento no volume de sangue circulando é o responsável pelos pés e pernas inchados durante os últimos meses da gravidez.

 

Quer fazer o tratamento das varizes e ainda tem dúvidas?

Existem vários tipos de tratamento para as varizes. Os mais comuns são:

– O tratamento clínico.

– A escleroterapia líquida ou com espuma.

– Laser transdérmico.

Independente do seu caso, procure um especialista. Apenas um médico vascular poderá te dar um diagnóstico preciso. 

× Agende sua consulta