Varizes na Adolescência

Você algum dia já se perguntou se o surgimento de varizes na adolescência pode ser considerado “normal”? A que resposta chegou?

Se a sua pergunta foi feita em uma conversa com um médico vascular, provavelmente ele te respondeu que não.

E realmente, não é considerado comum o surgimento de varizes na adolescência porque esses vasinhos, os que crescem timidamente e se transformam em vasos mais calibrosos, precisam de alguns anos para se desenvolverem.

Quando as pacientes chegam ao meu consultório, às vezes relatam que os primeiros sinais das varizes que elas estão trazendo ali tratamento, começaram na adolescência.

Quando brincavam de pular corda, ou realizavam outras atividades recreativas de maior impacto, diziam que já notavam o surgimento desses pequenos vasinhos, entre os seus 13 e 14 anos.

O que eu explico para elas é que existe uma genética que justifica esse aparecimento e o esforço físico passado, pode sim ter sido um ponto de gatilho, mas as doenças venosas graves na adolescência, são muito incomuns, e geralmente elas estão associadas a fatores secundários, como por exemplo: uma trombose, uma cirurgia prévia, uma doença congênita, onde a pessoa nasceu com uma predisposição para ter aquele problema venoso, etc.

Portanto, recomendo fortemente que adolescentes e pais de adolescentes, tutores fiquem atentos para identificarem o surgimento de varizes na adolescência e procurarem um médico vascular.

Reparem bem se aconteceu o surgimento de uma veia mais calibrosa, um escurecimento da pele sem explicação, um aumento do tamanho de um membro (uma perna, um braço) em relação ao outro para que leve até o médico vascular para que ele possa fazer essa identificação para saber se realmente existe uma causa secundária ou se simplesmente é o aparecimento de uma doença precoce que a pessoa já vai desenvolver no futuro.

Aprenda mais: Tratamentos disponíveis para varizes