Inchaço nos Pés

Perceber os pés inchados não necessariamente indica a existência de algum problema vascular se acontece uma vez, por exemplo, depois de uma longa viagem de avião de quase 12 horas de duração.

Mas, se seus pés incham todo dia e permanecem dessa forma mesmo quando em repouso e são acompanhados de uma sensação de peso, é o momento de tomar esse sinal como alerta para a existência de alguns dos problemas que vou relatar a seguir:

Insuficiência venosa

Ficar muito tempo sentado ou em pé, sem movimentar os músculos da panturrilha pode, com o tempo, enfraquecer as pequenas válvulas no interior de cada veia que proporcionam o retorno dos líquidos. Quanto mais fraca as veias e a musculatura, mais difícil fica para o sangue e outros líquidos fazer o retorno venoso.

Alterações hormonais e o uso de certos medicamentos também podem provocar o acúmulo de líquidos nos membros inferiores.

Problemas nos rins

Não é somente varizes que pode provocar o acúmulo de líquidos nos pés, quando os rins não funcionam corretamente e não conseguem executar adequadamente o seu processo de filtragem, os pés podem ficar inchados.

Sedentarismo

O sedentarismo é um vilão que pode sim estar associado com o inchaço dos pés, pois com o tempo provoca o enfraquecimento da musculatura e das veias.

Trombose

A trombose provoca inchaço (edema), vermelhidão, formigamento, dor e até mesmo febre no membro inferior atingido. Quando esses sintomas aparecem, o recomendado é buscar imediatamente o pronto socorro para administração de procedimentos que visam evitar que coágulo aumente e medicamentos que auxiliam na recuperação desta veia afetada. O coágulo se torna mais perigoso quando ele viaja pelo corpo e pode chegar ao pulmão causando a embolia pulmonar.

Como fazer para evitar os pés inchados?

Se os seus pés incham somente em situações pontuais, como as que foram explicadas no início desse texto, usar roupas leves e erguer os pés 15 centímetros acima do nível do coração por 20 minutos deve resolver, mas se você desconfia de algum outro problema que torna o inchaço um visitante recorrente, procure o seu médico vascular para ver as possibilidades de tratamento.

Uma vida com alimentação e exercícios é também uma forte aliada para manter a saúde das suas pernas em dia.

Especialidade

Ultrassom Doppler

O Ultrassom vascular, ou ecodoppler, é um método de exame muito bom para mapear e identificar erros no fluxo sanguíneo das veias do paciente. Através dele é possível identificar, por exemplo: tromboses, insuficiências venosas, varizes, e outras patologias vasculares.

O Ultrassom Doppler é um exame rápido e indolor, que depende muito da habilidade do médico para identificar as imagens e oferecer um resultado satisfatório para o cliente. Por isso, é sabido que qualquer médico tem a capacidade de realizar o exame, mas a sua experiência e a especialidade que ele atende influencia na forma como ele vai ler as informações dispostas na tela.

Como funciona o Ultrassom Doppler?

Entre as várias funcionalidades do ecodoppler, estão:

• Identificar Tromboses: o médico pode configurar a máquina para identificar se o paciente tem trombose nos membros inferiores.
  • Identificar Obstruções nas Artérias: o exame também pode ser orientado a identificar a qualidade das paredes das artérias e se elas possuem fraquezas ou quais obstruções, como as ateroscleroses.
  • Descobrir Varizes Profundas: na anamnese é possível identificar vasinhos superficiais, mas as varizes profundas em veias como a safena é mais difícil de identificar se o paciente não relatar alguns sintomas, porém, com o ultrassom doppler é possível descobrir se elas existem.
  • Rastrear Estenose de Carótidas: as carótidas são artérias que ficam no pescoço e levam sangue ao cérebro, com o ultrassom doppler é possível identificar se elas estão com alguma obstrução
  • Preparar o Acesso para Fístulas Arteriovenosas: com o ultrassom doppler é possível encontrar a veia certa para criação da fístula arteriovenosa que é utilizada nos tratamentos de hemodiálise.
  • Identificar Aneurismas: O ultrassom doppler também identifica dilatações das artérias que correm riscos de ruptura. Isso auxilia na prevenção de acidentes vasculares.

Duplex Scan

Esse é o nome concedido para o ultrassom doppler em que as imagens aparecem coloridas na tela. Cada cor significa algo, como por exemplo, se o fluxo sanguíneo está adequado e para onde ele está indo. É uma modernidade que a clínica onde atuo, a Angiolaser, possui.

Os vilões da saúde vascular

Em meus vídeos no Instagram estou sempre comentando sobre bons hábitos e boas práticas para que meus pacientes possam manter uma saúde vascular adequada, mas acho que também é importante conversar sobre alguns vilões para nossa circulação e os porquês deles serem classificados assim, pois dessa forma podemos refletir com nós mesmos se estamos cuidando da nossa saúde.

Porque não adianta uma vida de hábitos considerados saudáveis se eles estão em par de igualdade com hábitos ruins da nossa vida.

• O tabagismo: esse é o vilão número um da nossa saúde vascular, pois eleva a nossa pressão sanguínea e ajuda no acúmulo de placas em nossas artérias, além disso, fumar aumenta os riscos de trombose.

Leia mais: Tabaco traz sérios riscos à saúde vascular

• O sedentarismo: não se mover, não se exercitar com regularidade enfraquece as paredes das nossas veias, dificultando o retorno venoso. O sedentarismo ainda facilita ainda o surgimento de doenças como a hipertensão, infarto e estreitamento de artérias que levam sangue para o coração.
  • Obesidade: muito atrelada ao sedentarismo, a obesidade também oferece grandes riscos para a saúde vascular. Como por exemplo, aumento das chances de trombose, diabetes, hipertensão, problemas de retenção de líquido e problemas nos rins.

Veja os riscos: Obesidade entre jovens de 18 e 24 anos cresce no Brasil, aponta levantamento

• Diabetes: essa doença aumenta os riscos de acidentes vasculares cerebrais, bem como é fator de risco para a aterosclerose.
  • Sal: o consumo de muito sódio aumenta a retenção de líquidos, além de também aumentar os riscos de hipertensão e essa pressão elevada, favorece o aumento da resistência na parede das artérias, gerando muitos riscos para o paciente.

Se previna: O que pode causar um problema vascular?

Esses são apenas alguns dos vilões mais conhecidos da saúde vascular, por isso recomendo fortemente que ao adotar algum hábito saudável, você elimine um hábito danoso. Assim você encontra o equilíbrio perfeito que vai te promover muito mais saúde.