Tromboflebite superficial

A tromboflebite superficial afeta principalmente as veias superficiais dos membros inferiores, provocando o surgimento de coágulos sanguíneos nas veias, inflamando e obstruindo parcial ou completamente o fluxo de sangue daquele lugar. Além disso, causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e calor na região afetada. Essas veias superficiais são responsáveis por na drenagem sanguínea e possuem válvulas que ajudam a regular a corrente sanguínea.

As pessoas que possuem mais risco de desenvolver tromboflebite superficial são aquelas que possuem varizes, ficam muito tempo sentadas em uma posição só, que fumam, que estão acima do peso e que são sedentárias. Alguns medicamentos também podem estar incluídos nos fatores de risco, bem como gravidez e período puerperal. Isso transforma a tromboflebite em uma doença muito mais comum nas mulheres do que nos homens.

Para identificar a tromboflebite em um exame, o médico vascular vai se basear nos sintomas apresentados e no histórico do paciente. Ele também pode pedir exames como ultrassonografia e fleboscopia para confirmar o diagnóstico e eliminar outras possibilidades, como a trombose venosa profunda ou outras condições mais graves que afetam as veias profundas.

O tratamento da tromboflebite superficial consiste no uso de compressas mornas e o uso de analgésicos para o alívio da dor. Anticoagulantes podem ser indicados para prevenir a formação de novos coágulos e evitar riscos de que coágulos existentes sejam transportados para outros órgãos.

É importante salientar que existe diferença entre flebite e tromboflebite, enquanto a primeira é uma inflamação das veias sem a formação de coágulos, a segunda forma coágulos e pode levar a outras complicações mais graves. Por isso, procure o médico vascular se estiver sentindo alguns dos sintomas relatados acima.