A ultrassonografia com Doppler já fui duramente criticada e desacreditada pela comunidade médica, dá para acreditar?
Como muitos ainda não conhecem esse tipo de exame, separamos alguns tópicos bem interessantes sobre o surgimento e características do efeito Doppler nas ultrassonografias de imagem.
O que é um ultrassom?
Antes de falarmos sobre o efeito doppler em si, precisamos entender o que é uma ultrassonografia. Esse exame que também é conhecido como ecografia.
Possui esse nome porque é um dos métodos de diagnósticos que a medicina se utilizada do eco que é gerado pelas ondas ultrassônicas de alta frequência, para que seja possível visualizar, em tempo real, as estruturas internas de um organismo.
Para que o exame seja realizado, é utilizado um transdutor. Ele recebe esses ecos que são gerados e os transforma em sinais, que serão “lidos” por um sistema de computador e convertidos em imagem no display.
Existe uma sonda, que funciona como emissor ou receptor. Quanto maior for a frequência desses ecos, melhor é a resolução da imagem e a precisão da visualização de estruturas superficiais do organismo. E é assim que se formam as imagens dos órgãos internos.
Como funciona o ultrassom com Doppler?
No caso da ultrassonografia com Doppler, o médico consegue visualizar o fluxo sanguíneo dos principais vasos do corpo. O efeito Doppler ajuda o médico a visualizar a velocidade e o sentido do fluxo sanguíneo. Essas informações podem sem usadas, a título de exemplo, para criar mapas do fluxo sanguíneo do indivíduo.
O exame recebeu esse nome como uma singela homenagem ao estudioso Johann Christian Doppler, que descreveu a teoria do efeito Doppler pela primeira vez, em 1842.
Em síntese, quanto mais “próximo” está a emissão do som, do receptor, mais precisa é a imagem que se formará na tela. Na prática, é o mesmo procedimento de um ultrassom normal, onde o paciente fica na posição indicada pelo médico (geralmente deitado), enquanto a imagem aparece no display do computador.
Quando o ultrassom com Doppler é indicado?
Na verdade, quem deve dizer isso, é o próprio médico. No caso da saúde vascular, esse procedimento é bom justamente por poder mapear o fluxo sanguíneo do paciente.
Os motivos mais comuns que levam o médico a solicitar esse tipo de exame, é a forte suspeita de alterações negativas nos vasos sanguíneos, como dilatação, oclusão ou estreitamento.
Saiba mais: O que é Angiologia – Dr. Bruno responde
Esses tipos de alterações são bem comuns e podem ocorrer em qualquer tipo de tecido do corpo, e se não diagnosticadas e tratadas, podem gerar aneurismas, tromboses e varizes.
Mas não se engane, o médico pode solicitar o ultrassom com Doppler apenas como forma de prevenção, para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo de pessoas que possuem pré-disposição genética a ter qualquer uma das doenças já citadas.
Esse exame também é frequentemente usado durante a gestação, para avaliar o fluxo de sangue da mãe para o feto, através da placenta.
O método é indolor. As imagens são projetadas em tempo real, podendo, até mesmo, serem acompanhadas pelo paciente. O tipo de preparo varia de acordo com o local a ser examinado.
Não é necessário repouso e nem acompanhamento. No geral, o ultrassom com Doppler é um exame bem tranquilo, rápido e eficiente.
Principais vantagens da ultrassonografia com Doppler
Como já explicado, a aplicação do exame é relativamente simples, o que torna essa a sua principal vantagem. Uma curiosidade bem interessante é que, diferente do que muitos pensam, não é utilizada nenhum tipo de radiação ionizante, como ocorre na tomografia e radiografia, por exemplo.
É o um dos exames mais recomendados para avaliar e evolução do feto durante a gestação, exatamente por isso.
Outra vantagem do ultrassom, é o fato de ser um exame relativamente barato. Obviamente que o preço varia a depender do local que será avaliado e a modalidade que será realizado (preto e branco ou colorido). Mas, no geral, é um dos exames de imagens mais acessíveis atualmente.
Justamente por ser muito acessível, é possível realizar o exame na maioria dos hospitais e clínicas, além do fato de que é executado de forma rápida e, como já citamos, em tempo real.
Por esses motivos, o ultrassom com Doppler, são os exames mais utilizados especialmente como rastreio de doenças, por ser indolor, rápido e acessível. E especificamente na área da angiologia e cirurgia vascular, este exame é utilizado principalmente para:
- Pesquisa de refluxo venoso, geralmente associado a varizes;
- Pesquisa de trombose venosa profunda;
- Rastreio de estenose de carótidas;
- Investigação de aterosclerose;
- Preparo e seguimento de fístulas arteriovenosas em pacientes renais crônicos.
Nessa postagem conhecemos um pouco mais sobre o ultrassom com doppler. Quer saber mais sobre o procedimento? Entre em contato conosco através do WhatsApp disposto no site, será um prazer conversar com você.