A Trombose é a formação de um coágulo na corrente sanguínea, impedindo seu fluxo. Divididos em diferentes tipos de trombose, essa é uma doença perigosa, por vezes silenciosa e que pode matar.
Antes de entrarmos no assunto propriamente dito, precisamos entender as causas, os sintomas e os fatores de risco para o surgimento da trombose. Leia com bastante atenção e se necessário, procure um médico vascular o mais rápido possível.
Mas afinal, o que é Trombose?
A Trombose, como dito anteriormente, é um coágulo de sangue que entope uma veia ou artéria, impedindo que o sangue flua normalmente.
Na maioria dos casos, a Trombose acontece nos membros inferiores, na perna esquerda ou direita. Muito raramente em ambas as pernas.
Porém, algumas vezes, esse trombo (sangue coagulado) pode se desprender da onde se formou e percorrer caminhos dentro dos vasos sanguíneos, levando a problemas distantes da onde ele se originou. Nas artérias vai levar às Isquemias de membros, acidente vascular cerebral isquêmico e nas veias pode levar a embolia pulmonar.
A embolia pulmonar é uma das causas mais frequentes de morte súbita.
Quais as causas e fatores de risco da Trombose?
As causas dessa doença estão relacionadas a fatores hereditários, ou seja, quanto maiores forem os casos de Trombose na família, maiores são as chances de ter tal problema.
Também são fatores de risco, o tabagismo, a obesidade e principalmente, a falta de mobilidade.
Não é à toa que dizemos que o músculo da panturrilha é o coração das pernas. O sangue que sai do coração, precisa retornar para ser oxigenado novamente e se o percurso dele para voltar é comprometido, as chances de surgir trombose são elevadas.
Além dos fatores citados acima, as varizes, idade avançada, câncer, anticoncepcionais ou tratamentos hormonais, também são facilitadores para o seu surgimento.
Na parte arterial, a formação das placas de gordura propiciam o aparecimento da trombose arterial.
Quais os sintomas e quando procurar o médico?
É muito difícil saber com precisão quando é o momento de procurar o médico. Afinal, essa complicação é imprevisível na maioria dos casos.
Todavia, há alguns sinais que indicam urgência para procurar auxílio médico. São eles:
- Cansaço e sensação de peso nas pernas
- Vermelhidão
- Calor e dor súbita nas pernas
- Sensação de endurecimento na região do trombo
Tipos de Trombose
Agora vamos falar sobre os diferentes tipos de trombose que existem.
Classificadas entre venosas e arteriais, as tromboses também podem ser agudas ou crônicas.
No caso da trombose aguda, ela pode ser resolvida naturalmente pelo próprio corpo humano, principalmente quando há formação de trombos bem pequenos. O nosso organismo é incrível e inteligente, portanto, em alguns dos casos, o próprio corpo o dissolve e elimina sem nem percebermos.
No entanto, este processo pode gerar lesões no interior das paredes das veias e artérias, que ficam fragilizadas, com suas válvulas danificadas, facilitando assim o surgimento de novos trombos, ou seja, a versão crônica dessa infeliz doença.
Assim também podem surgir, as varizes, os inchaços e o escurecimento da pele.
Lembra que falamos que o coágulo pode viajar pelo corpo humano e alojar-se nos pulmões ou outros órgãos vitais e tecidos? Então, geralmente são eles:
- Pulmão
- Coração
- Cérebro
- Intestino
- Membros
Embolia Pulmonar
A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia a entrada de sangue do pulmão.
Este coágulo, na maioria das vezes vem das pernas silenciosamente e quando o paciente sente as complicações, já pode ser tarde demais.
A sua gravidade está intimamente relacionada ao tamanho do trombo. Sendo seu tratamento imediatamente iniciado com auxílio respiratório e remédios que evitam o surgimento de novos coágulos e que dissolvam aquele.
Os sintomas da embolia pulmonar são:
Súbita falta de ar
- Dor no peito ao respirar
- Palpitações
- Tosse seca
- Ansiedade
- Palidez
No caso de suspeita de embolia pulmonar, é imprescindível que o paciente procure o médico cirurgião vascular imediatamente.
Infarto
O infarto pode acontecer em qualquer lugar do corpo. Você sabia disso?
O significado dessa palavra, infarto, diz respeito ao bloqueio do fluxo de sangue naquele músculo. Quando ocorre no coração, recebe o nome de ataque cardíaco, infarto do miocárdio ou infarto agudo do miocárdio (quando ocorre subitamente).
O sangue, que carrega os nutrientes, oxigênio e proteínas é impedido de continuar seu caminho, provocando uma série de sintomas, na maioria das vezes, fatais.
Uma das grandes causas por trás do infarto é a aterosclerose, que compromete com placas de gordura o caminho pelo qual o sangue transita.
Os sintomas mais comuns, são:
- Dor aguda no peito que pode irradiar para os braços, costas e mandíbula.
- Desmaio
- Fraqueza
- Tontura
- Suor frio
Trombose Cerebral
Quando o trombo atinge o cérebro, nós o conhecemos por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), que em suma, é a falta de sangue no órgão devido a uma obstrução na artéria.
Seus sintomas são:
- Dor de cabeça intensa e falhas na visão
- Paralisia e formigamento em um lado do corpo
- Fala incompreensível e boca torta
- Tontura e perda de equilíbrio
Quando o paciente sente o conjunto destes sintomas, deve buscar auxílio médico imediatamente pois, é possível ter cura com probabilidade de graves sequelas mas, se na primeira hora o atendimento é realizado, as chances de sequelas graves são minimizadas.
Trombose Renal
Os rins também podem ser lesionados por trombos.
Nos adultos, dificilmente haverão sintomas na região, porém, o perigo está no trânsito deste coágulo para os pulmões. Nas crianças e em alguns adultos, podem surgir alterações na urina com a cor ou presença de sangue, dores nas costas e nos quadris.
O diagnóstico é geralmente feito com o exame Doppler.
Como fazer para evitar?
As tromboses são, na maioria das vezes, consequência de maus hábitos de alimentação, ausência de exercícios físicos e vícios que provocam malefícios ao organismo.
Mover-se constantemente nos intervalos de trabalho, auxilia na movimentação do sangue.
O grande perigo que provoca o surgimento de tromboses é a falta de movimentação, em outras palavras, o sedentarismo.
Mova-se, alimente-se bem e procure o médico para que se o desafio de enfrentar uma trombose surgir, você possa ter defender sua vida.