Você já ouviu falar sobre resistência à insulina? Se sim, sabe muito bem que ela antecede o diabetes e está relacionada à obesidade, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares.
Como? Vou explicar.
O nosso corpo gasta e armazena energia o tempo todo. É isso que nos mantém vivos.
Se nutrirmos o nosso organismo com a quantidade certa de nutrientes, dificilmente teremos problemas, mas se nossa dieta é desequilibrada, ocorre o acúmulo de gordura e esse acúmulo é o que provoca a obesidade, precedente de diversas doenças, entre elas o diabetes.
E qual é um dos primeiros sinais de diabetes? A resistência à insulina.
O que é resistência à insulina?
Com o consumo exagerado de alimentos e açúcares, o nosso pâncreas começa a trabalhar com sobrecarga, produzindo mais insulina do que é capaz.
Com o tempo, a “conta chega” e infelizmente, a produção se torna defeituosa e mais açúcar do que é necessário vai para nossa corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia.
Esse açúcar que não é eliminado acaba se acumulando em forma de gordura ou afetando outros órgãos e dificultando diversos processos, como por exemplo, o emagrecimento.
Resistência à insulina dificulta o emagrecimento?
A resposta é sim.
Quem tem essa resistência acaba tendo um maior acúmulo de gordura e possui dificuldade para emagrecer, já que o corpo não consegue eliminar muito bem esse excesso.
Resistência à insulina é um prelúdio ao diabetes, mas pode até mesmo ser curada se diagnosticada a tempo e tratada da forma adequada.
Sinais e sintomas de resistência à insulina
A resistência à insulina é mais comum em pessoas que estão acima do peso e seus sintomas se apresentam na dificuldade em emagrecer e na presença de pigmentos escurecidos ao redor do pescoço.
Obesidade
A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal e claro, sua causa principal é a alimentação desequilibrada.
Veja que eu disse alimentação desequilibrada e não qualquer outro termo. Pois, é possível sim que alguém venha a engordar por comer muito, mas principalmente por comer de forma desregulada e com poucos nutrientes, o que faz com o que o corpo trabalhe em caráter de sobrevivência, guardando energia.
Não adianta nada comer pouco e comer errado, é preciso comer bem, nas horas certas e com plena variedade de alimentos saudáveis e naturais para evitar a obesidade.
Além disso, a obesidade é evitada com uma rotina de exercícios. Pois é preciso haver um equilíbrio entre calorias ingeridas e calorias gastas. Se nosso corpo não está em movimento, ele gasta o necessário para manter o corpo funcionando.
Outros fatores que contribuem para a obesidade, são:
- Fatores genéticos;
- Metabolismo lento;
- Alterações hormonais;
- Estresse;
- Compulsão alimentar.
O diabetes também é a raiz de inúmeros problemas, como a pressão alta e o acidente vascular cerebral.
Diabetes
Diabetes é uma doença crônica e significa a elevação dos níveis de açúcar no sangue de forma constante, pois o pâncreas não consegue mais regular e produzir os níveis de insulina.
Essa elevação dos níveis de açúcar existente na nossa corrente sanguínea ocorre quando o pâncreas, órgão responsável por quebrar e enviar a substância para o corpo, não consegue regular e produzir a quantidade necessária de insulina, hormônio que controla esses níveis de açúcar.
Como prevenir
Para prevenir as doenças acima é necessário uma série de pequenas atitudes que fazem toda a diferença, é que muitas vezes são negligenciadas na correria do dia a dia. Sabe aquela coisa de “deixar para amanhã”? Pois é, isso não pode acontecer mais.
- Exercícios físicos regulares;
Não precisa ser nenhum atleta, mas só de caminhar e mover o corpo, você já estará gastando energia.
- Alimentação equilibrada;
Comer bem não significa comer em excesso e nem se privar dos pequenos prazeres, mas é preciso disciplina. No dia a dia, prefira alimentos naturais e feitos em casa. Evite óleos e gorduras processadas, prefira suco a refrigerante, etc.
- Beba água.
Água ajuda a não sobrecarregar os seus órgãos e a eliminar toxinas e substâncias que seu corpo não precisa mais. Ou seja, é um verdadeiro aliado na sua saúde. Beba 2 litros de água por dia e mantenha-se sempre hidratado.
Obesidade e resistência à insulina estão intimamente conectadas, uma sendo a causa de uma e complicação da outra. Por isso, é preciso estar atento aos sinais e procurar orientação médica sempre que possível.